politicas publicas educacionais
Fundado na conferência de Bretton Woods em 1944, após o término da Segunda
Guerra Mundial, A influência nas decisões e votações do Banco segue o modelo do “um dólar, um voto”, ou seja, o peso de cada um dos seus cerca de 190 países-membros é proporcional à sua contribuição orçamentária ao Banco. Na sua origem, o Banco exerceu um papel de reconstrutor das economias devastadas pela guerra e de credor para empresas do setor privado. Contudo, essa foi a sua função central apenas por um breve período.
Com a emergência das tensões com a União Soviética e a escalada da Guerra Fria, a década de 1950 marcou uma reorientação das políticas do Banco na direção das incorporação dos países de Terceiro Mundo ao bloco ocidental não comunista, por meio da criação de programas de assistência econômica e de empréstimos crescentes.
(http://www.onu.org.br/onu-no-brasil/bancomundial/)
O Banco Mundial é um organismo de investimento financeiro em varias áreas os países de maior influencia fazem parte deste banco como acionistas e são EUA,.Alemanha Reino Unido e Japão.
As Propostas feitas pelo BM para educaçao sao feitas por economistas dentro da lógica e da análise economia. O BM vem estimulando os países a concentrar os recursos públicos na educação básica, o BM é responsável pelos maiores benefícios sociais e econômicos e considerado elemento essencial para um desenvolvimento sustentável e de longo prazo ,assim aliviando a pobreza. O outro ponto é a melhoria da qualidade e da eficiência da educação como eixo da reforma educativa. Para o BM a qualidade educativa seria o resultado da presença de determinados insumos que intervém na escolaridade. Sua influencia na educação tem um interesse econômico. A educação não é um direito apenas e sim uma necessidade num mundo globalizado carente de um nível de entendimento mínimo para uma qualidade de vida. é a definição de políticas e prioridades baseadas na análise econômica.