Politicas publicas- Cras Santa Clara
Sabe-se que o Serviço Social desde o seu surgimento desenvolve ações socioeducativas no seu trabalho. Em 1936, a profissão de Serviço Social surgiu no Brasil que foi fortemente influenciada pelo pensamento social da Igreja Católica, que concebe a questão social enquanto questão moral, como responsabilidade individual dos sujeitos com relação aos seus problemas psicológicos e suas condutas morais inadequadas. Trata-se de um enfoque individualista, e moralizador que, para seu enfrentamento necessita de uma pedagogia psicossocial, que descobrirá no Serviço Social efetivas possibilidades de desenvolvimento. A pedagogia psicossocial se refere a “uma abordagem socioeducativa voltada tanto para questões do meio social como para aspectos psicológicos dos indivíduos” (YAZBECK, 2000, p.92).
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar de maneira sucinta a competência do CRAS, dentro do município, sua atuação na sociedade, seu trabalho perante as famílias carentes e seus serviços específicos. Será mostrado o exemplo do CRAS Santa Clara, localizado na cidade de Rio do Sul SC. A atuação de seus profissionais, o trabalho com as famílias inseridas dês do seu histórico até seu trabalho atual.
Neste artigo será explanado o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Santa Clara do Município de Rio do Sul, assim como suas políticas sociais. Como o programa que atende crianças e adolescentes da faixa etária de 10 a 14 anos que pertence ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Esse programa é chamado de Cidadão Crescente que tem como objetivo de desenvolver ações socioeducativas para o referido público alvo que, garante acesso aos seus direitos sociais, visando o desenvolvimento humano, social e comunitário.
COMPREENSÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO NO
COTIDIANO PROFISSIONAL
CRAS- Centro de Referencia de Assistência Social.
O Cras é um espaço físico,