Politicas institucionais de combate ao crack
“ÁGUA, RESPONSABILIDADE NOSSA”
VAMOS PRESERVA-LA
SILVANA DA CRUZ FRANÇA
VITÓRIA DA CONQUISTA
2012
INTRODUÇÃO
Com base em dados da Agencia Nacional da Agua (ANA), Enquanto a maioria dos países do planeta vive problemas relativos a escassez da água, o Brasil está numa situação privilegiada em relação a disponibilidade hídrica do seu território: cerca de 17% da água doce superficial e aproximadamente 80% do aquífero Guaraní (maior reserva subterrânea do mundo) encontram-se em seu território.
Entretanto cerca de 60% da água superficial brasileira, principal fonte de abastecimento de água no país, encontra-se na região norte, a região menos habitada do país, enquanto outras regiões convivem com a escassez. É o caso da região semi-árida nordestina que sofre com as condições hidrológicas desfavoráveis e a apropriação desigual dos recursos hídricos, ou o caso da maioria das metrópoles e grandes cidades brasileiras, que preponderantemente situam-se em uma faixa que vai do litoral até 200 quilômetros interior adentro, onde situa-se a maioria da população brasileira.
Essas cidades, em sua grande maioria, convivem com a escassez de recursos hídricos devido ao desperdício da água potável, à poluição dos corpos d´água e ao manejo inadequado dos seus mananciais, apesar de disporem de situação hidrológica confortável.
O grande desperdício de água hoje e a preocupação de uma possível falta de água no futuro, despertou o interesse dos professores pela exploração, o conhecimento e a preservação do meio ambiente em que estamos inseridos, denunciando e elaborando um projeto emergencial e outros, caso necessário, sempre que nos sentirmos ameaçados.
Este projeto tem como objetivo central a conscientização de alunos, funcionários e até mesmo da comunidade do entorno escolar, evitando desperdícios, despertando todos para a sua conservação e sua