PolIticas implementadas no municIpio de Santo AndrE
Políticas implementadas no município de Santo André
a) Educação/Cultura:
O Programa Integrado de Qualificação (PIQ). Seu objetivo é implementar a política pública de educação profissional integradas às ações de inclusão social, desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda, promovendo o aumento de escolaridade e qualificação profissional de jovens e adultos, contribuindo para sua permanência na escola e seu encaminhamento profissional, para isso é desenvolvido uma metodologia continuada do ensino básico até o profissionalizante estruturado conforme a demanda dos setores econômicos da indústria,, serviços e comércio. Sua proposta pedagógica tem como objetivo relacionar o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar com os conhecimentos escolares tendo natureza técnica e operacional, com a finalidade de aprofundar os conhecimentos técnicos. Sendo assim, esse programa irá contribuir para a redução do desemprego, ingressando os jovens no mercado de trabalho através de ações que os mantenham por mais tempo na escola realizando trabalhos sociais dentro da comunidade.
Em 06 de janeiro de 2014 a Prefeitura de Santo André inova quando cria a 1ª Secretaria de Políticas para as Mulheres, que atende a reivindicação do Movimento de Mulheres da cidade. Com a iniciativa, a Prefeitura demonstra que sua gestão deve promover a igualdade entre os sexos, além de fomentar políticas que contribuam para novas relações sociais que superem o machismo e o racismo, para a construção de uma sociedade justa, sem violência, democrática e igualitária.
b) Saúde:
A Secretaria de Saúde visa a promoção integral à saúde, amplo acesso e a qualidade dos serviços, além de ações de vigilância à saúde e fortalecimento do controle social, seguindo os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A rede de saúde municipal é composta por 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), dois hospitais