Politicas de saúde publica
ESPECIALIZAÇÃO – PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
DISCIPLINA – POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA
PROFESSOR: JUAREZ
ALUNA: MARIA ALBANICE LEAL DIAS
1 – Com relação à tabela 1 presente no artigo da revista The Lancet quais as principais mudanças Demográficas e Sociais dos últimos 40 anos?
R= Aumento da população, Expectativa de vida feminina, diminuição na taxa de natalidade, diminuição do analfabetismo, diminuição na taxa de pobreza, expectativa de vida com idade maior de 60 anos, aumento do número de famílias chefiadas por mulheres, aumento nos gastos com saúde, aumento do apoio profilático terapêutico.
2 – Dentre estas mudanças ocorridas nos últimos 40 anos. Quais foram os maiores avanços Sociais do Brasil?
R= Redução da taxa de pobreza, diminuição na taxa de natalidade, redução do analfabetismo, expectativa de vida em pessoas maiores de 60 anos, aumento do apoio profilático terapêutico.
3 – Como estes avanços sociais interferem na qualidade de vida da população e na saúde dos indivíduos?
R= As mudanças nas condições de vida afetaram a saúde e o comportamento de saúde da população brasileira. A prevalência de sobrepeso e de obesidade está aumentando, a prática de atividade física é baixa nas capitais mas o tabagismo diminuiu em virtude do Controle Nacional de controle do tabaco em 2008.
4 – Com relação aos dados da tabela 3 podemos observar algumas mudanças nas coberturas dos ser viços de saúde nos últimos anos.
R= Aumento da cobertura vacinal, melhoria na cobertura do Programa Saúde da Família e Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde, avanço no nível de complexidade.
5 – Houve avanços no trabalho da medicina preventiva em relação a curativa. Quais dados podem justificar a sua resposta?
R= Houve melhoria na assistência da Atenção primária diminuindo os tratamentos na média e alta complexidade.
6 – Houve uma diferença em relação ao número de internações hospitalares na região norte em relação as outras