Politicas de saude
EXPECTATIVAS:
Espero que a disciplina possa ser algo agradável já que está sendo o meu primeiro contato com essa matéria tão diferente de tudo que eu estava acostumada a aprender antes, pois sou estudante do curso de Direito, o que me limita a estudar mais Legislações, mas minhas expectativas sobre a disciplina Políticas de Saúde são boas, gosto do assunto e espero tirar o máximo de proveito.
COMPROMISSO:
A função do aluno nesse sistema é, sem dúvida, o mais importante, uma vez que ele é o maior responsável por seu aprendizado. Isso exige, por parte do mesmo, um maior interesse, autonomia e disciplina. O aluno deixa seu papel habitual de mero receptor e passa a atuar como um colaborador ativo do professor, no seu próprio processo de aprendizagem.
LINHA DO TEMPO
CONCEITO DE SAÚDE-DOENÇA PREDOMINANTE E FORMAS DE CUIDADOS
ANTIGUIDADE
CONCEITO Na Antiguidade, a doença era considerada resultado da ira de demônios ou espíritos malignos, como castigo ou vingança. FORMAS DE CUIDADOS Os feiticeiros ou xamãs! Alguns povos usavam plantas e outros recursos naturais, mas sempre com uma conotação religiosa.
IDADE MÉDIA
CONCEITO
Durante a Idade Média, prevaleceu a teoria Miasmática, a qual considerava que a doença era causada por certos odores venenosos, gases ou resíduos nocivos (do grego miasma, mancha) que se originavam na atmosfera ou a partir do solo. Essas substâncias seriam posteriormente arrastadas pelo vento até a um possível indivíduo, que acabaria por adoecer. FORMAS DE CUIDADOS O cuidado passa a ser realizado por partes, exercido por médicos especialistas em determinados órgãos e/ou partes destes, dissociados do todo, do ser humano em sua totalidade.
RENASCIMENTO
CONCEITO
A explicação para doença tem causas ambientais, podendo ser ocasionada por fator externo ao organismo, sendo o homem o “hospedeiro” da doença. FORMAS DE CUIDADOS O cuidado passa a ser