Politicas de remuneração
Ninguém trabalha de graça. As pessoas trabalham nas organizações em função de certas expectativas e resultados. Elas estão dispostas a se dedicar ao trabalho as metas e os objectivos da organização desde que isso lhes traga algum retorno significativo pelo seu esforço e dedicação. Dai a importância em projectar sistemas de recompensas capazes de aumentar o comprometimento das pessoas nos negócios da organização.
Os sistemas de recompensas são hoje em dia um elemento estratégico para as organizações empresariais na prossecução dos seus objectivos.
Como parceiro da organização, cada funcionário esta interessado em investir com o trabalho, dedicação, esforço pessoal com os conhecimentos e habilidades desde que receba uma retribuição adequada.
Actualmente cada vez mais as organizações reconhecem-no e pretendem implementar um plano salarial interno, baseado em alguns princípios acordados pelas forças sociais.
Este tipo de plano de ajuste salarial, pretende seguir um sistema equitativo, proporcionando uma justiça relativa as pessoas a quem se aplica, gerindo de igual forma e de acordo com os mesmos parâmetros, os titulares de funções que tenham conteúdo semelhantes e em peso similar para assim atingir os objectivos da empresa.
Conceitos:
Um sistema de recompensa é um conjunto de instrumentos coerentes e alinhados com a estratégia da empresa, de natureza material e imaterial, que constituem a contrapartida da contribuição prestada pelo empregado aos resultados do negocio, através do seu desempenho profissional e se destinam a reforçar a sua motivação e produtividade.
Uma política de remuneração ou sistema de recompensas é o conjunto de instrumentos que constituem a contrapartida da contribuição prestada pelos empregados aos resultados do negócio. As suas bases são: • Coerência dos componentes da política de remuneração; • Articulação com os objectivos estratégicos da empresa; • Critério de atribuição deve basear-se no desempenho e