Politicas assistencia social suas
A assistência Social tem sido vista como uma ação tradicionalmente paternalista e clientelista, com um caráter de “benesse”, transformando o usuário na condição de “assistido”, “favorecido” e nunca como cidadão, usuário de um serviço ao qual tem direito.
O mundo moderno em que vivemos hoje está fortemente marcado pela globalização, e pela má distribuição de renda que traz consigo suas contradições, desigualdades e vulnerabilidades social, resultando em falta de empregos cada vez maior, condições de vida sub-humana e famílias desestruturadas.
O presente projeto surgiu das observações pertinentes a Secretaria de Promoção Social de Diamantino/MT haja vista a construção de um novo modelo de Assistência Social – SUAS um modelo de gestão descentralizada e participativa, que se constitui na regulação e organização no território nacional, tendo os serviços, programas, projetos e benefícios, o foco, prioritariamente na família e a necessidade dos Municípios Brasileiros se adequarem a essa nova realidade social.
Além de toda abordagem com relação à ação social, apresentaremos as considerações finais onde faremos uma análise geral de todo trabalho, com a preocupação de contribuir com apontamentos e propostas que coloquem o usuário que receberá os serviços da Assistência Social em primeiro lugar, ou seja, como merecedor de respeito e direitos, num verdadeiro processo de resgate a cidadania.
Justificativa
Foram realizados estágios supervisionados na Secretaria de Promoção Social de Diamantino/MT, no período de abril a junho de 2011. E etapas onde pudemos dar início ao processo de investigação na busca de conhecimento da instituição, e levantar pontos que poderiam sofrer intervenções das estagiárias de Serviço Social. A partir de experiências vivenciadas, verificamos a necessidade de se criar espaço onde a problemática diária do (a) usuário