Politica
Para a construção deste trabalho, procurei às pessoas que vivenciaram a vida social e política da vereadora. Com os depoimentos já transcritos comecei a criar outra referência histórica, cultural, que então pertencia apenas a sua própria classe, ou seja, pequenos grupos de amigos e familiares. A vida de Zélia Martins Ramos, com os depoimentos trouxe as experiências, produzidas ao longo do tempo o campo histórico, e descobrindo através das entrevistas um acontecimento fez e faz parte da história carireense, mas pouca gente sabe.
Este trabalho monográfico que desenvolvemos no município de Cariré irá servir como fonte de pesquisa para os moradores que tenham interesse de conhecer a memória da primeira vereadora mulher e presidente de Câmara carireense que hoje o seu nome está sendo homenageado na Câmara municipal. E para a nova geração, este trabalho será de grande importância, pois faz uma reconstrução da memória que nos foi deixada, representado no valor simbólico referente ao poder que as classes dominantes da época exerciam. Nos relatos dos depoentes, Zélia Martins Ramos representa um símbolo e um reflexo de um ideal de mulher heroína e corajosa, que ocupa uma função antes só para homens. Neste sentido de discurso, surge o tema desenvolvido nesta pesquisa “Consentimento Patriarcal Ou Mudança Estrutural? A Participação Da Mulher No Cenário Político – A Eleição Da Vereadora Zélia Martins Ramos Na Cidade De Cariré (1947-1954)”.
Este tema foi escolhido para podermos compreender um pouco sobre a trajetória política desta vereadora, desenvolvendo as suas experiências, encontrando-se com as fontes, manuseando documentos de uma época e de um modo especial