politica
Pesquisa de Redação e Linguagem Jurídica
Isadora do Nascimento G. Touça
Flávia Cassettari Ferreira
1 DB
Prof: Nivaldo
17/05/2014
Requerimento
O que é?
É um documento ao qual se faz uma solicitação para alguém, podendo esse, ser aprovado ou negado. Um exemplo bastante comum de requerimento são os utilizados em universidades, através de pedidos de alunos que necessitam de mudança de sala ou mesmo de período; serve também, para aquisição de passe escolar. Os alunos devem solicitar seus pedidos através desse documento.
O requerimento é também muito utilizado para solicitações de mudanças sejam elas, de endereço, telefone, pacotes de internet, dentre outras. Em resumo o requerimento é um documento bastante utilizado no cotidiano das pessoas para solicitações de diversos setores.
Para que serve?
Um requerimento serve para documentar por escrito a solicitação de algo para alguém ou alguma instituição. Através do requerimento podemos demonstrar todas as razoes e argumentações de nosso pedido.
O requerimento entregue dará a oportunidade à analise do pedido, podendo esse ser aprovado ou negado. Esse documento é o primeiro passo para uma solicitação, pois a partir de sua resposta o solicitante poderá tomar outras providencias.
Como se faz?
A apresentação do requerimento compreende o seguinte:
Vocativo - título funcional daquele a quem deve ser dirigido, sem se mencionar, no entanto, o nome do eventual ocupante do cargo; o requerimento é destinado à mais alta autoridade.
Preâmbulo - nome do requerente ou solicitante, acompanhado de informações que o identifiquem; tal identificação varia conforme a natureza do requerimento; em geral, basta escrever o nome, a nacionalidade, o estado civil, a profissão, (a residência, às vezes).
Usa-se o preâmbulo: "Os abaixo assinados”
Quando o documento tem vários peticionários, o preâmbulo é propriamente o início do contexto.
Contexto - é a parte fundamental