politica
É a ciência da organização, direção e administração das nações ou estados. Nos regimes democráticos (é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos), a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância. O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana. O termo política, que se expandiu graças à influência de Aristóteles, para aquele filósofo categorizava funções e divisão do Estado e as várias formas de Governo, com o significado mais comum de arte ou ciência do Governo; desde a origem ocorreu uma transposição de significado das coisas qualificadas como político, para a forma de saber mais ou menos organizado sobre esse mesmo conjunto de coisas.
Política na antiguidade:
Na antiguidade Clássica, a política possui laços diretos com a Pólis ( cidade- estado com identidade cultural e unidade territorial definidas ). Com a Pólis, aumenta-se o uso do espaço público para deliberar sobre os rumos da cidade. A linguagem, desta forma, possui importância ímpar para o desenvolvimento da política. Através da palavra, os cidadãos poderiam se expressar claramente, aumentando as chances de ser entendido e atendido. Outro importante fator foi o caráter público das decisões. As cidades não possuíam um contingente comparável com os países atuais. A população, ao considerar alguns espaços como "de todos", possibilitou o surgimento de modelos democráticos de governo, onde todos poderiam opinar sobre os rumos da cidade.
A República de Platão, e A Política de Aristóteles, são duas das maiores obras de filosofia política da Antiguidade. Platão procura idealizar um Estado perfeito e voltado para o bem de todos. O