Politica
Autor: Professor Dariel Santana Filho
Dicas de como se preparar para concursos
Tenha sempre em mente: “Ausente o esforço da busca, afastada estará a alegria da conquista”.
Se você decidiu fazer este curso preparatório é porque quer conquistar, quer subir mais alguns degraus nesta linda escada da vida. O meu intuito é que você aprenda a não cometer os erros que cometi e a repetir os acertos que tive.
Ao começar a ler este material você demonstra já ter dado o primeiro passo. Lembre-se do que diziam os sábios gregos da antiguidade: “Começar.........já é metade de toda ação”.
Já fiz inúmeros concursos. Dos menos difíceis aos mais complicados. Portanto, sinto-me no dever de compartilhar com meus queridos alunos o que aprendi durante esses anos de batalha, neste árduo mas, ao final, compensador e gratificante caminho da aprovação no concurso almejado.
SUGESTÕES DE QUEM JÁ TRILHOU O CAMINHO
1) A MARATONA
A primeira lembrança que farei é a de que o caminho para a aprovação se assemelha aos mais de 42 KM de uma maratona. De nada adianta correr demais no início e depois cansar e não chegar. Portanto, um dos segredos é se preparar de forma cadenciada, deixando para dar o sprint final exatamente onde deve ser feito, no FINAL.
Procure se divertir. Pode crer no que estou lhe falando, a diversão será uma das suas maiores aliadas para passar nesse concurso. Dá para administrar. Veja alguns exemplos do que eu fazia:
Quando tinha um churrasco às 12h00 com os amigos, estudava das 07h00 às 11h00 (4 horas), com intervalos de 05 minutos a cada 50 minutos de estudo. A parada é fundamental para descansar o cérebro. Quando terminava ia para o evento com a sensação de dever cumprido, aproveitava para espairecer com os amigos e ficava com a gostosa sensação de que aproveitei o meu final de semana.
O mesmo acontecia se eu fosse à praia. Estudava das 07h00 às 09h30 e depois ia curtir. Quando chegava na segunda estava pronto