Politica
Gregos e romanos inventaram a Política. Criaram a idéia e o espaço onde o poder existe através das leis. As leis não se identificam com a vontade dos governantes, mas, exprimem uma vontade coletiva. Exprimia-se em público nas assembléias através da deliberação, do discurso e do voto, ou seja, gregos e romanos submeteram o poder a um conjunto de práticas que fizeram dele algo público que concernia à totalidade dos cidadãos e que era votada por eles. Criaram, então, a esfera pública.
Os gregos davam o nome de polis a cidade, isto é, ao lugar onde as pessoas viviam juntas. Aristóteles diz que o homem e um animal político, porque nenhum ser humano vive sozinho e todos precisam da companhia de outros. A própria natureza dos seres humanos e que exige que ninguém viva sozinho. Assim sendo, Política se refere a polis, ou seja, a vida em comum, as regras de organização dessa vida, aos objetivos da comunidade e a decisão sobre todos esses pontos.
A Política remete-se à vida pública. E o local onde as decisões são tomadas de acordo com os interesses da comunidade.
II- O Que é Política?
Para designar o termo Política, o relacionamos com poder e, se o poder tem a capacidade de alterar o comportamento das pessoas, consequentemente a Política tem duas faces interesse e decisão. Portanto, podemos definir Política como um processo através do qual interesses são levados à formulação de decisões efetivas.
É fundamental importância lembrar que essas decisões devem afetar a coletividade para se tratarem de processos políticos.
Como já vimos, a Política está relacionada com um "poder" público ao qual cabe tomar decisões. As decisões tomadas pelos meios públicos forma o nosso setor público. Atualmente, esses setores tem crescido muito. Podemos atribuir esse crescimento à maior e crescente politização que vem ocorrendo.
Tudo, ou praticamente tudo, nos dias de hoje depende da Política. Por exemplo o comércio mundial e seu intercâmbio, são