Politica e social
Não há como falar em desenvolvimento social se não houver projetos sociais. Pois, proteção social também requer paciência e muito estudo.
Uma vez que o Serviço Social é uma disciplina que envolve envolvimento e critérios que foram formados desde antes de 1988.
Todavia, o Assistente Social por ser um profissional que tem em suas ações mecanismos para desafiar conjunturas, e construir viabilidades em um cotidiano contraditório, levando a justiça com ações e não com discursos.
É assim que eu como uma futura assistente social penso. Igualdade e inclusão social. Ter metas e divulgar crenças e leis que existem até hoje.
2 DESENVOLVIMENTO
O trabalho em si trata-se da função histórica - de maneira crítica - dos principais debates sobre políticas sociais sob a Constituição Federal de 1988. Inicia se um retrospecto das principais mudanças pelos fundamentos teóricos e doutrinários. Logo em seguida são apresentados os referidos debates.
Discute-se qual nível de ensino tem sido enfatizado no Brasil e, por outro lado, aquelas que advogam pelo equilíbrio das contas públicas quantos aos programas de transferência de renda, as altercações concernem - uma vez mais – ao equilíbrio das contas públicas.
Com todo esse acontecimento uma intensa campanha tem se repetido no Brasil há quase vinte anos. Porque a Constituição de 1988 teria criado regras para os governantes e que seria preciso modificar sua essência populista e perdulária. Os dois adjetivos são repetidos à exaustão por parcelas da mídia, por políticos conservadores e lideranças empresariais. Na alça de mira desses setores, está o sistema de Seguridade Social, criado há duas décadas.
A Constituição de 1988 deve ser vista como um dos pontos mais altos de conquistas institucionais obtidos pelos setores populares em toda a História do Brasil. Toda a sua gestação se deu embalada pelas lutas políticas, sociais e econômicas que resultaram no fim do regime ditatorial. O auge das mobilizações aconteceu em