Politica e serviço social
Conhecer para melhorar. Alessandra Holsbach
RESUMO
O presente artigo visa compreender um pouco de Economia Política e sua utilidade no campo do conhecimento de como se chegou ao capitalismo moderno, e como o mesmo segrega e marginaliza. Vamos ver como as teorias construídas e seus autores (alguns) falam de controvérsias, hipóteses, procedimentos e métodos aplicados em muitos casos a alguns grupos sociais. Estudaremos um pouco de Economia Política Clássica e de sua crise; sobre a Crítica da Economia Política; e por ultimo a Economia Política marxista.
PALAVRAS- CHAVE
-------------------------------------------------
Economia, Política e Capitalismo
Antes de nos atermos ao texto sugerido, vamos conhecer a etimologia da palavra “economia”. Segundo pesquisa realizada o termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei), ou também gerir, administrar: daí “regras da casa” (lar) e “administração da casa”.
Partindo deste princípio, vemos que nem sempre se conheceu a política econômica como hoje a temos. A economia ou atividade econômica é a produção, distribuição e consumo do que temos com nosso trabalho. Ao administrarmos a casa, empresa ou Estado/Município/País, estamos tão somente utilizando em sua totalidade o termo “economia”. Segundo o texto sugerido:
A Economia Política aborda questões ligadas diretamente a interesses materiais ( econômicos e sociais)e, em face deles não pode haver “neutralidade”: suas teses e conclusões estão sempre conectadas a interesses de grupos e classes sociais”, p.16§ 1º.
Desta forma a “neutralidade” exercida ou não, se torna criminosa. Daí a necessidade de conhecimento real e teórico do que vem a ser Economia, ainda que tendenciosa, como diz o texto. São conceitos sujeitos à falhas em todos os aspectos, pois vem do tempo em que a política econômica ainda não era sistematizada. E que só se tornou reconhecida por volta do século XIX.
Era a chamada Economia Política