politica e segurança no trabalho
INTRODUÇÃO
Uma PSST é um plano definido de ações elaborado para prevenir acidentes e doenças ocupacionais. A obrigação de implantar políticas dessa natureza é prevista de diferentes formas na legislação da maioria dos países. Uma PSST deve incluir, no mínimo, os elementos requeridos pela legislação aplicável na instituição ou empresa.
A Política de Segurança e Saúde no Trabalho deve ser autorizada pela empresa e deve claramente estabelecer os objetivos gerais e o comprometimento com a melhoria do desempenho em segurança e saúde. Uma vez que as organizações diferem entre si, políticas desenvolvidas para uma organização não necessariamente atenderão às necessidades de outra organização.
Os princípios inerentes à gestão de riscos à saúde e segurança dos trabalhadores são gerais e independentes do tipo de estrutura organizacional. As técnicas de gestão de riscos fornecem às pessoas, em todos os níveis, uma abordagem sistemática da questão. Uma vez que as organizações. O processo de gerenciamento de riscos deve estar integrado aos planos estratégicos e processos gerenciais da organização e envolve documentar:
Os riscos identificados na organização
A análise e avaliação desses riscos;
As formas de controle escolhidas;
As formas de revisão da eficácia dos programas e;
As formas de participação dos trabalhadores e aprimoramento das competências da organização em controle de riscos.
A eficácia da política adotada pela organização depende de ações e passos organizados em programas específicos de gerenciamento de riscos, devidamente identificados e avaliados. Os programas devem buscar o alcance de metas pré-definidas envolvendo séries previstas e organizadas de ações, eventos e procedimentos preventivos.
Ser apropriada à natureza e à escala dos ricos de segurança da organização;
Incluir o comprometimento com a melhoria contínua;
Incluir o comprometimento em pelo menos, atender