politica e organização da educação básica no brasil
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – ICS
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: Política e Organização da Educação Básica no Brasil
Professora: JESSICA.
Aluno: CARLOS JORGE DOS SANTOS CUNHA
A grande operação estratégica do Neoliberalismo consiste em transferir a educação da esfera da política para a esfera do mercado, não e raro nos depararmos com situações de negligencias no que pese a educação pública em nosso País, este se encontra fortemente adoecido.
Assim podemos verificar a defasagem da educação, e nesse momento uma da consequência dessa impregnação as ideias neoliberais é a questão da exclusão social que milhares de pessoas encontram-se. A pobreza massificadora, a falta de acesso à educação. Com a Lei numero 9.394/96 (LDB), buscou-se levando em consideração a realidade educacional normatiza o sistema educacional e garantir acesso a educação de igual modo a todos. Essa Lei traz um conjunto de definições Políticas que orienta o sistema educacional e introduz mudanças significativas na educação básica do Brasil.
A Sociologia no ensino médio o objetivo primeiro é conhecer e explicar a dinâmica das relações sociais que se situam dentro dos grupos e as maneiras pelas quais diversos grupos integram entre si. Como disciplina Curricular o objetivo geral da Sociologia é levar o aluno a pensar a realidade social do qual faz parte, desenvolvendo uma consciência de que toda sociedade é uma edificação e não uma fragilidade.
A colocação da matéria de Sociologia no Ensino Médio estimula alguns debates primeiramente pelo caráter que essa matéria pode adquirir nas escolas, podendo haver muitas vezes a preocupação de que se torne um espaço de doutrinamento político em detrimento ao olhar ampla e plural característica das ciências sociais; a luta pela obrigatoriedade dessa disciplina para alunos de Ensino Médio em todo o país e especialmente pela valorização aos resultados e conhecimentos de uma ciência