POLITICA E ED NA AMERICA LATILA PROF MIGUEL OK

8571 palavras 35 páginas
DIRECCIÓN DE POSTGRADO
MAESTRÍA EN CIÊNCIAS DE LA EDUCACIÓN

MATERIA: RELACIONES INTERNACIONALES
PROF. DR MIGUEL ANGEL BARRIOS

Trabalho apresentado como conclusão parcial do Curso de Mestrado – Ciências da Educação, da Universidade Três Fronteiras, Cidade Del Leste Py.

2010
POLÍTICAS EDUCATIVAS NA AMÉRICA LATINA: UM BREVE RELATO SOBRE SUA INTERNALIZAÇÃO

I - JUSTUFICATIVA
Este trabalho analisa as reformas implementadas nos sistemas educativos latino-americanos na década de 1990. Ainda que as políticas educativas na região sempre tenham sido moldadas pela influência internacional, a hipótese é de que a internacionalização das políticas educativa na América Latina se intensificou nas décadas de 1980 e 1990, dando lugar a políticas educativas cada vez mais semelhantes no nível da proposta oficial. Não obstante, considera-se que a semelhança nos princípios que orientam as reformas educativas na região, não implica necessariamente uma semelhança nas políticas propriamente ditas, dado que seus processos de formulação se encontram afetados por políticas institucionais e culturais diferentes em cada país. Como exemplos das influências internacionais serão brevemente analisadas as propostas da UNESCO, do Banco Mundial e da OCDE nas décadas de 1980 e 1990 e, para examinar a tradução dessas influências nas políticas, serão tomados como exemplos os casos das mudanças na regulamentação curricular na Argentina, no Chile e no Brasil.

II - INTRODUCAÇÃO
O seguinte trabalho analisa as reformas implementadas nos sistemas educativos latinoamericanos na década de 1990. Ainda que as políticas educativas na região sempre tenham sido moldadas pela influência internacional, a hipótese é de que a internacionalização das políticas educativa na América Latina se intensificou no início das décadas de 1980 e 1990, dando lugar a políticas educativas cada vez mais semelhantes no nível da retórica oficial.
Não obstante, se

Relacionados