POLITICA SOCIAL
As contradições da sociedade capitalista estão na base da questão social e do surgimento das políticas sociais e dos sistemas de proteção social no mundo. Os liberais argumentam que as politicas sociais se aplicam a correção de efeitos malignos produzidos pelo crescimento capitalista. Política esta, redistributiva e com o objetivo de reduzir as desigualdades geradas nas esfera da produção.
O Nel Deal de Franklin Delano Roosevelt, destinava-se a reorganizar a vida econômica por meio de intervenção do Estado na economia, do controle do mercado financeiro, combate ao desemprego, do estímulo a elevação da produção e da renda, da redução da jornada de trabalho e da produção para o mercado interno, sem deixar de lado o mercado externo.
O WelfareState, como espaço de lutas de classes no qual ocorre construção de uma esfera pública,caracteriza pela construção, reconhecimento e a alteridade do outro, do terreno indevassável e de seus direitos, a partir dos quais se estruturam as relações sociais. A esfera, portanto, constitui uma negação dos automatismos do mercado e da concentração e exclusão que ele produz. O Welfarestate, foi além de uma forma de alargar as funções econômicas e sociais do Estado, surgiu na tentativa de atender as reivindicações da classe trabalhadora e fazer um melhor controle na economia e na sociedade.
A partir dos aos 70, esse estado de Bem Estar entra em crise e voltam às teses liberais em defesa da liberdade do mercado e da redução do papel do Estado na economia e no social.
Na verdade, nunca houve um estado de Bem Estar. O Brasil enfrentava os problemas da questão social institucionalmente com medidas voltadas para regular o mercado de trabalho. Até a Constituição de 1988, uma das características da politica social é o acesso a algumas medidas de proteção social apenas pela parcela da população que estava inserida no mercado de trabalho formal. Os que se encontravam fora desse mercado de