Politica social
Neste trabalho fizemos uma análise reflexiva sobre os aspectos da relação do assistente social com as políticas publicas. A existência das políticas sociais está associada à burguesia e ao sistema capitalista, devido ao aparecimento da questão social relacionada ao descontentamento dos trabalhadores que passam a assumir um papel político e revolucionário. E o objetivo é resgatar os aspectos históricos da construção das políticas sociais no Brasil, despertando a compreensão quanto aos processos determinantes que incidem na atual formatação das políticas sociais no Brasil. Será abordado o processo histórico e teórico percorrido pelo serviço social no Brasil, e o processo metodológico percorrido pelos profissionais do serviço social após a década de 1980. Estaremos abordando também sobre as intervenções e perspectivas estatais junto à questão social no Brasil antes e após a Constituição Federal de 1988.
A conceituação e contextualização do surgimento das políticas sociais na Europa estiveram ligadas ao movimento de trabalhadores operários, no Brasil não foi diferente, surge a partir do processo de investimento na industrialização junto á crise da oligarquia cafeeira.
A origem das políticas sociais é relacionada aos movimentos na Europa da final do século XIX, mas sua generalização situa-se na passagem do capitalismo concorrência para o monopolista, na fase tardia da segunda Guerra Mundial (1945). As primeiras políticas sociais, elas passaram a existir na ascensão do capitalismo com a revolução industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal.
Desenvolvimento:
A origem da política social e suas perspectivas na sociedade
Os trabalhadores reagiram à exploração do trabalho de crianças mulheres e idosos pela redução da jornada de trabalho e pela regulamentação de salário, exigindo assim seus direitos sócios é um processo complexo e multideterminado entendido de varias formas ela representa um espaço