politica social e atenção a criança adolescente e idoso
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância
Política de Seguridade Social
Profª. Ma. Maria Laura Santos
Mirisnalva da Silva Barroso
RA: 287071
Laurinete Pinto da Silva
RA: 331862
Edileusa da Silva Costa
RA: 292751
Sonia Maria Evangelista Nascimento
RA: 287074
Clévia Texeira de Almeida
RA: 307457
Verônica Pinto Lima
RA: 306973
1939290-634365
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância
Política de Seguridade Social
Profa. Maria Laura Santos
Serviço Social
5º Semestre
Polo de Tucuruí – Pá
Introdução
O objetivo deste trabalho é mostrar que um dos grandes desafios da profissão do Assistente Social hoje é dar conta das múltiplas expressões da questão social. O profissional precisa de capacidade crítica e criativa na utilização dos instrumentos para atingir seus objetivos de maneira mais eficiente ao intervir nessas variadas formas de expressão da questão social. Exige-se um profissional qualificado, que reforce e amplie a sua competência.
Relatório Geral
A Seguridade Social, segundo o texto constitucional, é um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Além dos princípios escritos na Constituição Federal, faremos uma abordagem do princípio da solidariedade social, que na visão de Wladimir Novaes Martinez “a solidariedade significa a contribuição de certos segurados, com capacidade contributiva, em benefício dos despossuídos”.
O nosso objetivo, além de apresentar e conceituar os objetivos e princípios constitucionais da Seguridade Social, é demonstrar através de quais benefícios sociais criados pela legislação infraconstitucional, os objetivos estão sendo alcançados, ou, pelo menos, perseguidos.
“O Direito da Seguridade Social é um conjunto de princípios, de regras e de instituições destinado a estabelecer um sistema de proteção social aos indivíduos