POLITICA SOCIAL NO BRASIL
Em uma época que as tendências consumistas se misturavam á liberdade de produção e em que novos inventos supriram as necessidades humanas mais imediatas, O entendimento histórico do desenvolvimento da sociedade planetária aponta para a necessidade de atender aquelas que não conseguem sua inserção no mercado de trabalho, ação desenvolvida há tempos, de maneira emergencial e contínua pela Igreja. A política.social tem então, após o inicio do século XX, especialmente após a implantação do Estado - nação, uma forte conotação organizativa das ações sociais.
A política social pode ser contextualizada, de partida, do ponto de vista do Estado, como proposta planejada de enfrentamento das desigualdades sociais. Por trás da política social existe a questão social, definida desde sempre como a busca de composição pelo tolerável entre alguns privilegiados que controlam a ordem vigente e a maioria marginalizada que a sustenta.
POLÍTICA SOCIAL E O SERVIÇO SOCIAL
O surgimento da política social foi acontecendo de forma gradual e diferente entre os diversos países; tendo sua origem no capitalismo, destina-se, prioritariamente, á classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos. Encontra-se legislada e controlada pelo Estado e se mantém subordinada á política econômica. A partir do capitalismo, surge a política social, construída por meio das mobilizações das classes operarias advindas das revoluções industriais no século XlX, a política social foi então, entendida como estratégias de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, ou seja, foi relacionada a um processo de mediação, como estratégia estatal entre interesses conflitivos. No Brasil, assim como em todo o processo de formação e desenvolvimento político, econômico, social e cultural, tivemos uma influência determinante das mudanças políticas e econômicas ocorridas no plano internacional. As políticas sociais