Politica social dos Idosos
O envelhecimento faz parte de nossa vida, é um processo natural que acontece desde que nascemos. A gente envelhece, simples assim, não há, porém limites estabelecidos para o termino de nossa caminhada neste mundo, temos sim, que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois, a vida tem encantos para aqueles que gostam dela.
É mais que oportuno que toda sociedade se mobilize a fim de dignificar a pessoa idosa, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia, bem estar e garantindo seu direito à vida, uma vida plena.
A população no mundo está ficando cada vez mais velha e segundo a Organização Mundial de Saúde, por conta de 2025 pela primeira vez na história, haverá mais velhos do que crianças no planeta.
O Brasil conhecido como o país dos jovens, daqui a vinte anos será o 6º maior com o numero de idosos e esses dados servem para que a sociedade e o governo se preparem para essa situação não tão distante. O governo precisa elaborar projetos que assegurem melhorias de vida para esses idosos.
Apesar de todos esses dados, ainda há muita desinformação e preconceito em relação às pessoas da terceira idade. No Brasil são muitos os problemas enfrentados pelos idosos no seu dia a dia, a perda de contato com a força de trabalho, desvalorização da aposentadoria, o abandono da família, falta de atividades e lazer, além das dificuldades relacionadas à área da saúde.
O Estatuto dos Idosos lhes asseguram esses direitos, embora muitas vezes desrespeitados, o direito à vida, a saúde, a moradia, ao aconchego da família. Muitas são as denuncias que chegam à Delegacia dos Idosos, pois esses mesmos idosos não mais aceitam essa situação de descaso. As denuncias são averiguadas, junto a uma equipe de profissionais como assistentes sociais e psicólogos, que constatando a sua veracidade tomam as providências cabíveis. A família tem um papel importantíssimo nessa fase da vida, sendo o apoio principal para esse idoso.