Politica Monetária
Política Monetária é o controle da oferta de moeda (dinheiro) na economia, é o meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preços paragarantir a liquidez ideal (equilíbrio) do sistema econômico do país. Para controlar a moeda e a taxa de juros as autoridades monetárias utilizam-se dos instrumentos diretos e indiretos: RecolhimentoCompulsório, Redesconto Bancário, Open Marketing (Operações com títulos Públicos).
A política monetária age diretamente sobre o controle da quantidade de dinheiro em circulação, visando defender opoder de compra da moeda e pode ser restritiva e expansionista.
Recolhimento compulsório é uma das formas de atuação de um Banco Central para garantir o poder de compra da moeda, e, em menor escala,para execução da política monetária. O recolhimento compulsório é geralmente feito através de determinação legal, obrigando os bancos comerciais e outras instituições financeiras a depositarem, junto aoBanco Central, parte de suas captações em depósitos à vista ou outros títulos contábeis.
Redesconto Bancário, é quando o Banco Central concede “empréstimos” aos bancos comerciais a taxas acima daspraticadas no mercado.
Os chamados empréstimos de assistência à liquidez são utilizados pelos bancos comerciais somente quando existe uma insuficiência de caixa (fluxo de caixa), ou seja, quando ademanda de recursos depositados não cobrem suas necessidades.
Quando a intenção do Banco Central é de injetar dinheiro no mercado, ele baixa a taxa de juros para estimular os bancos comerciais a pegarestes empréstimos. Os bancos comerciais por sua vez, terão mais disponibilidade de crédito para oferecer ao mercado, consequentemente a economia aquece.
E quando o Banco Central tem por necessidaderetirar dinheiro do mercado, as taxas de juros concedidas para estes empréstimos são altas, desestimulando os bancos comercias a pegá-los. Desta forma, os bancos comerciais que precisam cumprir