Politica fiscal do governo lula
A politica fiscal do governo lula deu inicio no seu primeiro mandato em 2003, a partir desse ano o Brasil teve um marco em sua historia. Principalmente pela ascensão de um partido sindicalista, e pelo governo sendo dominado por classes dominante.
Lula se beneficiou do governo anterior, o governo de FHC, com a ascensão da nova moeda o real, inflação estabilizada e uma economia global funcionando a todo vapor.
O presidente então se viu em uma posição muito favorável, manteve o curso do governo anterior e reparando falhas que antes tinha, aprimorando o crescimento econômico com a ajuda do superávit primário, assim tendo uma liquidez melhor estabilizando a inflação e melhorando a ascensão da classe D a C.
O seu governo se viu pressionado em 2008/2009 quando ouve a crise imobiliária americana aonde a economia global vinha de um grande crescimento aconteceu a bolha imobiliária, este foi o maior problema que seu governo enfrentou durante seu mandato como sair dessa crise, e que não prejudicasse os brasileiros.
Esta politica apresentada teve um grande êxito, pois, anterior à crise os números de crescimento que o país vinha vindo de um crescimento do PIB muito favorável, facilmente representável que de 2003/2010 o crescimento do PIB foi de 4,0%a.a, bem superior ao do governo de FHC de 1991/2000 que foi de 2,5%a.a. vários cenários influenciarão para essa alavancagem pós 2003 o grande consumo de commodities da parte dos chineses teve um impacto direto no governo brasileiro ajudando para o crescimento.
Durante este período, externamente o Brasil aproveitou esses bons anos, diferente dos anos anteriores onde usava financiamento externo para financiar déficits importantes, isso mudou com a boa mare o país evitou os riscos externos, isso rapidamente teve melhoria na balança comercial, durante 10anos ocorreu um déficit na balança comercial se inverteu o país começou a ter superávit.
Devido a esse superávit acompanhado da continua entrada de fluxos