politica expansiva e contracionista
É o controle da oferta de moeda (dinheiro), na economia e o meio de estabilizar e controlar os níveis de preços buscando um equilíbrio.
Para sua realização as autoridades monetárias (banco central), fazem uso de instrumentos diretos e indiretos ex; recolhimento compulsório – valor que as instituições financeiras tem por obrigatoriedade de recolher ao banco central.
Redesconto bancário: empréstimo do banco central para as instituições financeiras (bancos), comerciais com taxas acima do praticado no mercado, é utilizado quando o banco está com insuficiência de fluxo de caixa.
Operação com títulos públicos/ ou mercado aberto: compra e venda de títulos públicos é realizado pelo banco central de acordo com a necessidade de expandir ou reter a circulação de moeda (dinheiro) no mercado. Caso tenha a necessidade de diminuir a taxa de juros e aumentar a circulação de moeda o banco central compra títulos que estejam em circulação. E quando o governo identificam a necessidade de diminuir a quantidade de dinheiro em circulação o mesmo realiza o processo inverso vendendo os títulos públicos.
Política monetária Ativa.
O banco central (Bacem), controla a oferta de moeda e nesse caso, a taxa de juros oscila para determinar o equilíbrio entre oferta e demanda da moeda
Política monetária Passiva.
O banco central visa determinar a taxa de juros, seja pela taxa de redesconto ou de remuneração dos títulos públicos. Neste caso, deixa a oferta de moeda variar livremente para manter esta taxa de juros, ou seja a oferta de moeda fica internamente determinada.
Demanda da Moeda
A definição de demanda por moeda é similar à definição de demanda por qualquer outro bem. Ela pode ser definida como a quantidade de riqueza que os agentes decidem manter na forma de moeda. A maioria dos livros-texto refere-se à demanda por moeda como uma demanda por encaixes reais. Isso quer dizer que os indivíduos retêm moeda por aquilo que irão comprar em bens e serviços, isto