Politica educacional
> Geografia
> Paisagem
> Paisagem e Ambiente
Atividade Permanente
A reciclagem do lixo no Brasil
Envie por email Imprima
Introdução
O geógrafo Milton Santos declarou, certa vez, que a difusão das novas formas de consumo é um dado fundamental para compreender e explicar as sociedades contemporâneas. A generalização do modelo de consumo das modernas coletividades industriais e urbanas trouxe como subproduto um par perverso: a intensa exploração dos recursos naturais em escala planetária e, na outra ponta, a produção de uma quantidade desmesurada de resíduos, muitos deles de baixo reaproveitamento. NOVA ESCOLA alerta para um dos papéis importantes que nos cabe para reduzir a quantidade de lixo: ajudar a reciclar. É um roteiro de boas práticas, que inclui o reaproveitamento de muitos materiais que de outra forma seriam jogados fora. É uma boa oportunidade para a garotada avaliar e desenvolver uma nova conduta em relação ao consumo e ao descarte.
Ano
8º e 9º anos
Objetivos
Avaliar criticamente a produção de lixo no Brasil e os métodos, as técnicas e as políticas públicas de reciclagem dos materiais
Tempo estimado
Duas aulas de 50 minutos
Desenvolvimento
1ª aula Recomende que os alunos façam uma leitura atenta do texto, a fim de compreender e não esquecer dos procedimentos necessários para a reciclagem. Isso inclui conhecer os diversos materiais que podem ser reaproveitados para outras finalidades. Em seguida, questione-os sobre os diferentes papéis que cabem aos indivíduos, ao poder público e às empresas quando o assunto é produção e destinação do lixo. Quem são os responsáveis pela geração dos resíduos? Quem deve cuidar do lixo? De que maneira isso tem de ser feito? O que ainda precisa mudar na atitude das pessoas e nas políticas públicas para que haja avanços nesse campo?
Oriente uma discussão em dois planos: o exame das origens dos problemas e, num segundo momento, o que pode ser feito a