Politica economica
2010
1 RESUMO
2 Este trabalho tem como objetivo traçar uma perspectiva histórica das políticas econômicas adotadas no Brasil no ano de 2005. Os temas abordados serão: a política monetária, fiscal, cambial e a inflação Brasileira. A metodologia aplicada será uma pesquisa bibliográfica que utilizará como principal fonte de pesquisa o Acervo de Edições Digital da Revista Veja e o livro texto da disciplina Mercado de Capitais. Com este trabalho percebeu-se a importância de uma Política Econômica bem fundamentada.
Palavras-chave: Mercado de Capitais; Políticas Econômicas; Situação Econômica.
1 INTRODUÇÃO
A Política Econômica é formada pela Política Fiscal, Cambial, Monetária e a Inflação, unida a outros agentes que fazem a situação econômica.
O ano de 2005 foi marcado pela corrupção, com a denuncia do “mensalão”, o que acarretou em uma crise na credibilidade do governo Lula, resultando em diversas incertezas sobre o futuro econômico do país.
2 POLÍTICA MONETÁRIA
Dentre as Políticas Econômicas, encontra-se a Política Monetária, que de modo geral, serve para regular a oferta de dinheiro e crédito no mercado, diante fatores como necessidade de crescimento ou estagnação do mercado.
Vejamos como o autor define a Política Monetária:
Segundo NETO (2010, p. 18):
A política monetária enfatiza sua atuação sobre os meios de pagamento, títulos públicos e taxas de juros, modificando o custo e o nível de oferta do crédito. A política monetária é geralmente executada pelo Banco Central de cada país, o qual possui poderes e competência próprios para controlar a quantidade de moeda na economia.
Segundo FRANCO (2005, p. 44):
Os juros são muito altos no Brasil porque o “crédito público” (a combinação déficit/dívida, sem os truques contábeis habituais) é uma tragédia. Essa é a explicação “fundamentalista” para os juros altos, que muitos procuram encobrir tal como se fazia no tempo da