Politica da saude
Na política de seguridade social, nas quais se incluem a saúde, a assistência social e a previdência, que são consideradas marco histórico de lutas e de muito trabalho, na medida em que visam o atendimento de necessidades da população.
Na condução da política de saúde no Brasil durante os anos 90 e no início deste novo decênio (2000) muita transformações se concretizam, que, se por um lado, avançam na construção do projeto político do Sistema Único de Saúde (SUS), por outro, apresentam desafios e dilemas para sua implementação.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a Política de Seguridade Social destacando a Política de Saúde e o Sistema Único de Saúde – SUS em seus momentos históricos focando seus impactos politicos, econômicos e social.
DESENVOLVIMENTO
A história da humanidade foi marcante nos últimos tempos devido aos avanços e conquistas alcançadas pela luta no direito social. Nesse sentido a constituição Federal de 1988, ou Norma Maior ao instituir as políticas de Proteção Social, envoltas no âmbito da Seguridade Social, em seu Art. 194.
Dessa Forma, a Constituição, garante a toda população o direito à saúde como dever do Estado e direito de todos em seu Art.196.
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.