Politica da criança e adolescente
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado para avaliação parcial na disciplina de Serviço Social na e a Política da Educação, Criança e Adolescente Profª: Ivete Venâncio
ABRIL 2013
INTRODUÇÃO.
Constituição Federal de 1988
Art. 205°- A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A luta por escolas e por serviços públicos de qualidade se tornou perceptível desde o fim do regime das capitanias.
A escola tem como papel diante da sociedade propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais. Dentro deste contexto, o setor educacional tem hoje o papel de possibilitar e de oferecer alternativas para que as pessoas que estejam excluídas do sistema possam ter oportunidade de se reintegrar através da participação, bem como da luta pela universalidade de direitos sociais e do resgate da cidadania.
Diante dos graves problemas da sociedade, como: desemprego, desvalorização profissional, violência e modificações das relações familiares, há uma desestruturação no ambiente escolar. O Serviço Social frente a este contexto poderá identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que atingem o campo educacional no contexto atual, e terá como ponto inicial e como grande desafio, o trabalho interdisciplinar.
Questões
1-De que forma o Serviço Social garante seu espaço profissional na Política de Educação? * Sabendo onde vai atuar, conhecendo as diretrizes (escola e família e comunidade). * Garantia de direitos. * Amadurecimento do PEP. * Conversar coma as famílias investigar a vida do aluno. * Desempenhar projetos junto à escola para benefício das famílias. * Direcionar a criança quando necessário.
2- Que relação pode estabelecer entre Público e Privado?
Público: Não tem estrutura o governo não