Politica cambial
PROF. CARLOS MONTICELLI
POLÍTICA CAMBIAL
INTRODUÇÃO.
Este trabalho tem como finalidade e explicar o que é política cambial e como ela influência na economia interna do país. A valorização ou desvalorização do Real pode afetar diretamente a economia e a vida das pessoas desde a mais simples até as mais ricas.Influencia da qual ninguém esta livre pois vivemos em um mundo globalizado que esta interligado pelas relações comerciais.Dentro deste contexto pode observar-se que a estabilidade econômica de um país passa obrigatoriamente por uma Política de Cambio equilibrada que possa incentivar a produção interna sem prejudicar as exportações.
O QUE É POLÍTICA CAMBIAL.
Para explicar de maneira simples e direta o que é Política Cambial,pode-se dizer que é o conjunto de orientações e ações que o Estado dispõe através do Banco Central para controlar as alterações das taxas de câmbio tendo como objetivo principal o mercado externo. A política cambial é responsável pelas alterações nas taxas de câmbio e das operações cambiais.Existem dois tipos de Política Cambial.
1.POLÍTICA DE CÂMBIO FIXO.
Nesse sistema o país se compromete através do Banco Central, manter uma equivalência de valor da moeda.Tendo como base o Dólar,o Banco central define um valor específico do Real e garante sua estabilidade comprando ou vendendo Dólar sempre que o mercado oscilar. A Política de Câmbio Fixo tem como vantagem garantir uma melhor integração com os mercados externos uma vez que não se demonstra instável ou especulativo.
2.POLÍTICA DE CÂMBIO FLUTUANTE.
A Lei da Oferta e Procura é que regula essa modalidade de Política Câmbial.O Banco Central não intervém comprando ou vendendo Dólar.
Entre o câmbio fixo e o flutuante ainda existe a Política de Bandas de Câmbio.Nesse sistema o Banco Centra define uma faixa na qual o dólar pode oscilar e só intervém