politica cambial de comercial
O que é?
Ambas atuam sobre o setor externo da economia. A política Cambial diz respeito a ação do governo sobre a taxa de câmbio. O governo fixa ou permite que a taxa de câmbio seja flexível, através do Banco Central. A política Comercial refere-se aos instrumentos que estimulam as exportações – estímulos fiscais e taxas de juros subsidiadas – e ao controle das importações – tarifas e barreiras maiores.
A política comercial (também conhecida por política de comércio ou política de comércio internacional) é uma política governamental que rege o comércio com países terceiros. Trata-se das tarifas, subsídios ao comércio, quotas de importação,restrições voluntárias à exportação, restrições à criação de empresas de capital estrangeiro, regulamentação do comércio de serviços e outras barreiras ao comércio internacional.
Política Comercial são ações artificiais que possibilitam o incremento das exportações ou a redução nas importações, ou ambos. Nas transações de comércio internacional é comum que se eliminem os impostos internos de um país, ou seja, não se exportam impostos, mas, em contrapartida, cria-se o imposto alfandegário, significando que para uma mercadoria entrar no país ela será taxada de acordo com a política econômica do país que está importando.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/financas/artigos/43121/politica-comercial-internacional#ixzz2xgMNfrRp Para que serve?
A importância da Política Cambial neste sentido é justamente administrar a taxa de câmbio para garantir o funcionamento regular do mercado através do gestor BACEN que atua nas transações entre o Brasil e o exterior. A taxa de câmbio pode estimular ou desestimular as trocas internacionais, ou seja, movimentos de mercadorias, serviços e capitais entre os países, que influencia bastante o resultado da Balança Comercial pode ser bastante influenciado pela taxa de câmbio,