politica brasileira
2014
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Curva de possibilidades de Produção
2.1. Deslocamento da Curva.
2.2. Concavidade da Curva.
2.3 Fatores que causam o Crescimento Econômico
1.INTRODUÇÃO
Ao estudarmos economia passamos a ter o conhecimento de como funciona o processo de produção, e a ter a percepção que a base da existência da Teoria Econômica é a escassez. Este conceito refere-se à falta ou insuficiência de alguma coisa para a realização de algum trabalho ou produção de bens. Um exemplo básico é o caso das necessidades humanas, se observarmos que há um conflito constante entre necessidades e recursos, pois as nossas necessidades são ilimitadas enquanto os nossos recursos são escassos. Esse processo é analisado por meio de gráficos, onde mostra por meio da Curva de Possibilidades de Produção o nível de resultado a ser acalçado.
2.CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO
A curva de possibilidade de produção ilustra graficamente como a escassez de fatores de produção estabelece um limite para a capacidade produtiva de uma empresa ou processo. Ela representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes.
A curva de possibilidades de produção é o método que os economistas utilizam para ilustrar o problema da escassez, e tentar utilizar da melhor forma para se obter um resultado com eficiência e eficácia. Por ser um conhecimento abstrato, vamos citar uma breve aproximação do que seria esta curva em uma situação simples na produção de dois bens.
Suponhamos que uma empresa tenha 10 maquinas e 40 trabalhadores e que tenha apenas dois produtos na suas linhas de fabricação: Caneta tipo A e Caneta tipo B, adicionalmente, suponham que a empresa, por um prazo determinado de tempo, não possa mais