politica brasil
O que é ?
O TCE é qualquer agressão ao cérebro, que acarrete lesão anatômica ou comprometimento funcional do crânio, meninges ou encéfalo. Pode ser originada por uma força física externa, resultando em um estado alterado de consciência e comprometimento das habilidades cognitivas e funcionamento físico. É uma patologia não degenerativa e não congênita. Os distúrbios causados pelo TCE podem ser permanentes ou temporários, com comprometimento funcional parcial ou total. Etiologia as principais causas de vítimas de TC incluem, nessa ordem, acidentes automobilísticos, quedas, assaltos e agressões, esportes e recreações e, projétil por arma de fogo (JONES, 2006). Incidência do TCE é maior para homens que para mulheres, em proporção de 2:1, sendo a faixa etária mais comprometida estando entre 15 a 24 anos (OLIVEIRA et. al, 2007).
Fisiopatologia e Classificação o TCE, segundo Oliveira et. al (2207), pode ser classificado em dois mecanismos de lesão em sua fisiopatologia, sendo as lesões primárias, que ocorrem devido à biomecânica que determina o trauma e; lesões secundárias, que ocorrem segundo alterações estruturais encefálicas decorrentes de alterações sistêmicas do traumatismo.
Lesão Primária: decorre de uma ação de forma agressora, ligada ao mecanismo do trauma. Podem ocorrer dois fenômenos biomecânicos:
a. Impacto – é uma quantidade de energia aplicada sobre uma determinada área, associada a intensidade e do local do impacto.
b. Inércia – mudanças abruptas de movimento, causadas por aceleração ou desaceleração por absorver energia cinética.
As causas da lesão primária podem ser por fraturas, contusões e lacerações da substância cinzenta e, lesão axonal difusa (sendo esta última, segundo Jones (2006) uma das lesões mais graves).
Lesão Secundária: são lesões causadas no momento do trauma ou após certo período de tempo. As principais lesões secundárias são:
a. Hematomas