poliomielite
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral. O termo poliomielite deriva do grego poliós, que significa "cinza", myelós que esta se referindo à substância cinzenta da medula espinal, e o sufixo -itis, que denota inflamação. Jakob Heine foi quem reconheceu pela primeira vez a poliomielite em 1840. Já o agente causador foi identificado em 1908 por Karl Landsteiner.
A pólio existiu por milhares de anos silenciosamente, como um patógeno endêmico até os anos 1880, quando grandes epidemias começaram a ocorrer na Europa; pouco depois, as epidemias espalharam-se nos Estados Unidos.
2 CONCEITO DA PATOLOGIA
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. É conhecida popularmente como Paralisia Infantil, pois ocorre com maior frequência em crianças menores de quatro anos mas, também pode ocorrer em adultos.
3 EPIDEMIOLOGIA
3.1 AGENTE
Tem como agente etiológico o poliovírus que pertence ao gênero Enterovírus, da família Picornaviridae, composto de três sorotipos 1, 2 e 3.
3.2 DISTRIBUIÇÃO (ÁREAS MAIS AFETADAS)
Atualmente, o poliovírus selvagem continua circulando de forma endêmica ou como casos esporádicos ou com propagação de surtos, em 18 países distribuídos no continente africano e sudeste asiático, sendo considerados endêmicos e com maior concentração de casos: Índia, Nigéria, Paquistão e Afeganistão, o que impõe a manutenção de uma vigilância ativa para impedir a reintrodução e recirculação do agente nas áreas erradicadas.
3.3 RESERVATÓRIO/HOSPEDEIRO
O reservatório destes vírus é exclusivamente o ser humano, embora outros primatas (chimpanzés e gorilas) sejam susceptíveis à infecção e à doença. Contudo, estas populações não são suficientemente grandes para suportar a transmissão do vírus sem existirem casos de populações