Polinômios
Desde a época dos egípcios, babilônios, gregos, hindus e chineses a equação do segundo grau são abordadas na histórica da matemática, sendo que o primeiro registro das equações polinomiais do 2º grau foi realizado pelos babilônios. Eles já manipulavam esta equação tendo mais agilidade em resolver os métodos utilizados não era diferente dos atuais. À partir do século XVIII que os estudos das raízes negativa foram implantado, não tendo mais sentido resolver problemas geométricos.
Não sendo possível utilizar coeficientes negativos era necessária saber realizar diferentes casos que poderiam aparecer:
X²+px=q
X²=px+q
X²=q=px
Nos casos x²+px+q=0 com p e q positivos certamente não chegaria numa solução.
Na Grécia a matemática tinha excluso filosófico e pouco pratico Euclides, usava o método geométrico para resolver equações.
Diophanto, chamado também “pai da álgebra” introduziu na equação do 2º grau alguns símbolos, até então a equação e sua solução representavam formulas discursivas.
Na índia era resolvida completando quadrado, descartando as raízes negativas por causa de serem inadequadas e aceitavam as raízes