Polinização
O processo de reprodução das plantas superiores é orientado por um fio de matéria citoplasmática que permite o encontro dos gametas masculino e feminino.
Para ocorrência deste encontro faz-se necessário uma série de fatores que favorecem o que os biólogos chamam de POLINIZAÇÃO.
A polinização é o transporte do grão de pólen (que reúne os gametas masculinos) até o órgão feminino da flor ou até a flor feminina. Este processo pode dá-se por várias vias de transporte: vento (anemofilia), água (hidrofilia), insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) ou o homem (antropofilia).
Ao cair no estigma, o grão de pólen é estimulado por substância químicas a desenvolver-se. Forma-se o tubo polínico. De forma fascinante este tubo continua a desenvolver-se ao longo do estilete, atraído por substâncias liberados pelo óvulo (que detêm a oosfera, gameta feminino). Este crescimento do tubo, orientado por substância química é denominado QUIMIOTACTISMO.
Ao penetrar no óvulo, o tubo polínico proporciona o encontro entre o núcleo espermático (gameta masculino) e a oosfera (gameta feminino). Este encontro resultará na fusão entre os dois núcleos gaméticos (fecundação).
Caracteristicas
Para informações gerais sobre a polinização e a formação de frutos e sementes.
Já os polinizadores são os vizitantes das flores, bem como sua importância e como atuam a polinizaçao. Em nosso caso falaremos sobre a polinização melitofilia.
Melitofilia (por abelhas)
Geralmente tubulares, estreitas ou não, com um local de pouso para o polinizador e freqüentemente com algum mecanismo de proteção do néctar. Flores amarelas, violetas ou azuis, que refletem luz ultra-violeta, com guias de néctar e odores doces. Nunca são puramente vermelhas, que é uma tonalidade não percebida pelas abelhas.
Composição
Existe uma grande variedade estruturas morfológicas e anatômicas das flores que se associam aos mecanismos de polinização. O conjunto