Polimorfismo
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Polimorfismo 4
3 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6 INTRODUÇÃO
Polimorfismo em programação orientada a objetos, permite a referencias de tipos de classes mais abstratas, para que representem o comportamento de classes concretas, técnica de reaproveitamento e simplificação de código.
Polimorfismo
O polimorfismo é uma avançada técnica de programação no qual pode-se economizar muitos recursos computacionais, a ideia de se usar polimorfismo é de que um mesmo método abstrato responde de diversas formas dentro do mesmo método. Para se usar o polimorfismo tem que se ter uma herança em classes pois se não haver uma herança não há polimorfismo, e a redefiniçao de métodos em todas suas classes, e as classes tem que ter a mesma assinatura como retorno, nome e argumentos, mas com funcionalidades diferentes. Polimorfismo não é sobrecarga (overloading), e sim overriding, que é o mecanismo de redefinição de métodos entre superclasses e subclasses.
Exemplo de um polimorfismo
package polimorfismo;
public class Principal {
public static void main(String[] args) { abstract class meioTransporte { abstract void tipo(); } class Terrestre extends meioTransporte { void tipo() { System.out.println("carro, moto, caminhao"); } } class Aereo extends meioTransporte { void tipo() { System.out.println("Aviao, helicoptero"); } }
}
}
CONCLUSÃO
Polimorfismo se usado corretamente pode ser poupar muitos recursos computacionais , possibilitando o desenvolvimento de aplicações mais robustas.
REFERÊNCIAS
FURGERI, Sergio. Java6 Ensino Didádico. 1ª. São Paulo: Érica, 2008.
-----------------------
CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS
SUPERIOR DE ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS