polimeros
Polímeros são macromoléculas orgânicas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada monômero.
Os Polímeros podem ser...
Naturais - São polímeros que já existem normalmente na natureza. Dentre os mais importantes estão os carboidratos (celulose, amido, glicogênio etc.), as proteínas (existente em todos os seres vivos) e os ácidos nucléicos (existentes no núcleo das células vivas e responsáveis pelas características genéticas dos seres vivos).
Sintéticos - São polímeros fabricados pelo homem, a partir de moléculas simples. Dentre eles estão o náilon, o polietileno, o PVC etc. No setor de fibras têxteis, além de falarmos em fibras naturais (algodão, seda, juta etc.) e artificiais (náilon, poliéster etc.), falamos também em fibras artificiais ou modificadas, como, por exemplo, o rayon.
Os polímeros plásticos são utilizados em quase todos os setores da economia, tais como: construção civil, agrícola, de calçados, móveis, alimentos, têxtil, lazer, telecomunicações, eletroeletrônicos, automobilísticos, médico-hospitalar e distribuição de energia.
Nestes setores, os plásticos estão presentes nos mais diferentes produtos, a exemplo dos geossintéticos, que assumem cada vez maior importância na drenagem, controle de erosão e reforço do solo de aterros sanitários, tanques industriais, entre outras utilidades.
O setor de embalagens para alimentos e bebidas vem se destacando pela utilização crescente dos plásticos, em função de suas excelentes características, entre elas: transparência, resistência, leveza e atoxidade.
Quanto à Reação de Preparação
Homopolímeros...
Quando os monômeros constituintes são todos iguais.
Copolímeros...
Quando os monômeros constituintes são diferentes.
Polímeros de Condensação...
Quando originam-se de moléculas mais diversificadas, podendo haver formação de subprodutos simples (H2O, HCl, NH3...).
Homopolímeros...
Quando os monômeros constituintes são todos iguais.
Polímeros Vinílicos – Grupo Vinila
Polímeros