Polimeros
Engenharia de Materiais
Universidade Federal de Juiz de Fora
Dezembro de 2010
Relatório de Engenharia de Materiais
Tema:
Polímeros : Estruturas Poliméricas e Características, Aplicações e Processamento dos
Polímeros
Estruturas Poliméricas
Os polímeros que conhecemos, podem ocorrer naturalmente ou sinteticamente. Alguns exemplos de polímeros naturais podem ser a seda, a lã, o algodão, a borracha e o couro. Também podemos citar alguns polímeros biológicos e fisiológicos como as enzimas e os catalisadores. Já os exemplos de sintéticos, que são produzidos de maneira barata e com as suas propriedades administradas, pode-se citar a maioria das borrachas,plásticos e materiais fibrosos. A maioria dos polímeros são formados a partir de moléculas orgânicas, que em sua maioria são chamados de hidrocarbonetos. Cada molécula de um hidrocarboneto se junta as outras através de ligações covalentes. Quando existe apenas uma ligação, as moléculas são chamadas de simples ou saturadas. Quando há duas ou TRÊS são chamadas de insaturadas. Alguns hidrocarbonetos podem ter a mesma composição, mas os arranjos de seus átomos são diferentes. Esse fenômeno é conhecido como isomerismo.
Os polímeros são normalmente moléculas muito grandes. Isso devido a junção de vários meros, que são pequenas unidades que se repetem ao longo da cadeia. Daí o nome polímeros (muitos meros). Quando existe apenas um mero na cadeia são chamados de monômeros.
Esses meros que se repetem ao longo da cadeia podem ser iguais, o que confere ao polímero a classificação de homopolímero. Quando as unidades mero são diferentes, são chamados de copolímeros.
O peso molecular de polímero é alto principalmente nos polímeros de cadeia longa.Normalmente especifica-se um peso médio, determinado por medições como por exemplo, da viscosidade e pressão osmótica . O peso molecular também pode ser definido pelo número de moléculas.