polimero nylon
O nylon é um polímero sintético que pertence ao grupo das poliamidas. É uma fibra fabricada a qual é formada por repetição de unidades de amida entre eles. As substâncias que formam o nylon são poliamidas sintéticas de cadeia longa que possuem grupos amida (-CONH-), como parte integrante da cadeia do polímero. Existem várias versões diferentes das de nylon 6,6 Nylons sendo um dos mais conhecidos. A regularidade das ligações amida ao longo da cadeia determina duas classes de poliamidas:
Distribuição de cadeias de radicais
O tipo AB, com todas as ligações amida na mesma direção ao longo da cadeia e em que as amidas do tipo AABB juntas alternadas na orientação ao longo da cadeia. Ambos os R 1 e R 2 podem ser alifáticos, aromáticos ou ambos. As propriedades variam consideravelmente quando têm mais de 15% de radicais alifáticos.
Nomenclatura
A nomenclatura das fontes de poliamidas varia entre semisistemática nome sistemático e comum. Na América do Norte, a prática comum é a chamada do tipo AB ou AABB, como nylon ou de nylon X X, X respectivamente, onde X é o número de átomos de carbono que têm cadeia de monómero. No tipo AABB, chamada primeira quantidade de átomos de carbono na diamina. Na Europa, é costume chamar seu poliamida abreviatura ou PA. O nome IUPAC aceita como uma forma abreviada de poliamida. O nome comum é baseado em nomear cada um dos monômeros. Mas estes estão a cair em desuso em favor da nomenclatura sistemática baseia-se nos derivados de nomenclatura de azoto divalente de cadeia de carbono substituído (imino). Por exemplo, o nylon 6.6 é chamado poli (imino (1,6-dioxo hexanediil) imino hexanediil.
História do Nylon
A fibra de nylon foi primeiro polímero totalmente sintético produzido e caracterizado pela primeira vez em 1899. Em 1929, este estudo foi renovado por Carothers em Du Pont de Nemours Empresa. A primeira patente foi pedida em 1931 e foi publicado em 1936. Em Julho de 1935, o nylon 6,6 foi escolhido pela Dupont a