Polimento Automotivo
Vamos passar abaixo um guia, efetuando o passo a passo para não ter problemas.
1. Lavagem
Antes de qualquer coisa, é necessário lavar a superfície. Leia em outro tópico já abordado, Como lavar corretamente seu carro.
2. Análise
Pra começar, não existe um processo pronto que deve ser efetuado e sim, uma análise da situação da pintura e após isso é necessário fazer testes para ver qual procedimento será o mais rápido, com menos desgaste de verniz e com o melhor desempenho.
Situação da Pintura após a lavagem
Após ter lavado o veículo, você irá encontrar várias dessas contaminações e riscos na superfície, como:
- Overspray (névoa de tinta), Poeira do Freio, Contaminantes de Ferro, Poluição Industrial – Estas contaminações que ficam sobre a superfície e deixam-na áspera e com o tempo vai perdendo o brilho de acordo com a contaminação. Como resolver? As contaminações são eliminadas com Clay Bar, efetuando o processo já abordado no Blog. Como descontaminar a pintura do seu carro com Clay Bar (Argila)?
- Swirls – São pequenas marcas, são as mais comuns, ocasionadas normalmente pela lavagem e secagem incorreta do veículo.
Como resolver? Efetuando a Etapa do Lustro, Boina de Espuma Macia e Lustrador. Caso o Lustro não resolva, é necessário efetuar o Pré-Lustro.
- Riscos Leves – São pequenos riscos, pouco mais fundos que as swirls.
Como resolver? Efetuando o Pré-Lustro, onde é feita com Boina de Espuma Agressiva com um polidor de média abrasividade. É necessário efetuar o refino para remover as marcas deixadas por este processo.
- Riscos Médios – São riscos médios, são os mais fundos que as swirls e os riscos leves.
Como resolver? Neste caso é necessário o uso de Boina de Lã e um polidor agressivo para remover. Em alguns casos, é necessário o uso da Lixa de Polimento (para usar lixa é necessário treinamento) somente no risco, sem gastar desnecessariamente o verniz em locais onde não é necessário lixar. Após se faz o processo com