polietileno de vinila
Cloreto de Polivinil - PVC
Renato R. Wang, 992906-1
Resumo – Trabalho apresentado à disciplina Materiais Elétricos sobre Cloreto de Polivinil (PVC), apresentando suas características, método de fabricação e aplicações, especialmente sua utilização na fabricação de cabos.
Palavras-chave - Cloreto de Polivinil, PVC, cabos antichama.
entre outras. Possui características anti-chama e autoextinguível, ou seja, basta retirar a fonte de calor que imediatamente a chama se apaga. É quimicamente inerte: não é afetado por ácidos, bases, soluções aquosas e mesmo fortes agentes oxidantes têm fraca ação sobre o material.
A estrutura molecular do PVC é mostrado na figura 1.
I. INTRODUÇÃO
O Cloreto de Polivinil, comumente chamado pela sigla
PVC, é um dos plásticos mais utilizados no mundo, sendo utilizado em uma ampla variedade de aplicações. Descoberto em 1835, o PVC começou a ser produzido comercialmente em 1927, tornando-se popular devido às suas boas características físicas, seu preço baixo e processo de obtenção fácil.
O PVC pode ser considerado um polímero polivalente pois pode se apresentar com formatos muito rígidos (como tubos e conexões) ou altamente flexíveis (como bolsas de sangue, fios e cabos). O produto de PVC pode ser em qualquer cor, transparente ou opaco. Com características antichama e auto-extinguível, além de ser bom isolante elétrico, é bastante utilizado na fabricação de cabos elétricos.
Sendo bastante popular, o PVC é um dos plásticos mais produzidos do mundo, tendo uma produção de milhares de toneladas por ano. Os Estados Unidos, juntamente com a Europa, são os maiores produtores, e consumidores, deste plástico.
Figura 1. Estrutura molecular do PVC
Como o PVC é um polímero formado por monômeros iguais, ele é classificado como homopolímero, como mostra a figura 2.
II. CARACTERÍSTICAS
O PVC é um polímero termoplástico pertencente à família do etileno , na qual predomina uma cadeia de átomos de carbono (C) que pode