Poliestireno (PS)
TECNOLOGO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA – MATERIAIS POLIMÉRICOS
POLIESTIRENO
Joinville, Out./2014
TMC 341
INTRODUÇÃO
O Poliestireno é um termoplástico que se caracteriza por sua dureza, sua facilidade de processamento e seu baixo custo, é uma das mais antigas resinas sintéticas, também é valido ressaltar que o PS é completamente inodoro, insípido e atóxico, possui boa estabilidade dimensional e pequena absorção de umidade, possui excepcionais propriedades elétricas que permanecem constantes numa ampla faixa de temperatura e frequência.
Quimicamente, é resistente aos ácidos fortes e aos álcalis é insolúvel com hidrocarbonetos alifáticos e álcoois inferiores. É solúvel em ésteres, hidrocarbonetos aromáticos, álcoois superiores e hidrocarbonetos clorados.
Em 1831 um polímero vítreo transparente foi descoberto e pouco tempo depois, proposto para uso prático, mas seu desenvolvimento comercial demorou até o momento em que os métodos satisfatórios para a produção do monômero de estireno fossem encontrados, e até a descoberta de um meio de evitar a polimerização durante o carregamento ou estocagem.
O primeiro plástico industrial de poliestireno foi introduzido na Alemanha em 1930, alguns anos depois iniciou-se a produção nos Estados Unidos iniciou-se no ano de 1937, porém, em quantidades relativamente insignificantes até 1946. No entanto, devido ao programa de borracha sintética desenvolvido na segunda guerra mundial foram obtidas grandes facilidades para o processo de produção de estireno, que se tornou acessível para a produção de plástico.
OBTENÇÃO DO POLIESTIRENO
O PS é produzido a partir do monômero de estireno extraído do petróleo, obtido através da ração de poliadição. A reação se inicia com a inserção de um radical livre (molécula com um elétron desemparelhado) este ataca onde há uma densidade de elétrons maior, que nesse caso são