poliestireno/isopor- propriedades, características e aplicações
2. PROPRIEDADES DO MATERIAL 2
2.1 Propriedades Físicas 2
2.2 Propriedades Químicas 2
2.3 Propriedades Térmicas 2
2.4 Propriedades Mecânicas 3
2.5 Propriedades Biológicas 3
2.6 Propriedades Elétricas 3
3.CARACTERÍSTICAS 4
4. APLICAÇÕES 4
5. REFERÊNCIAS 5
1.Introdução
O Poliestireno é um material derivado do petróleo, mais conhecido no Brasil, na sua forma expandida, pelo nome comercial isopor. É bastante utilizado como isolante térmico em construções civis, pois possui um excelente poder de isolamento tanto para o calor como principalmente para baixas temperaturas. Em sua fabricação é empregado um gás de expansão, gerando o poliestireno expandido, conhecido mundialmente pela marca Isopor.
2.Propriedades do Material
2.1 Propriedades Físicas
Resistentes aos ácidos fortes e aos álcoois, são insolúveis em hidrocarbonetos alifáticos, hidrocarbonetos aromáticos e hidrocarbonetos clorados. Suas propriedades elétricas incluem um fator potencial muito baixo, sendo assim sua constante dielétrica é considerada alta, também possui alta resistividade volumétrica e uma boa resistência à radiação.
2.2 Propriedades Químicas
Resistência à oxidação
Resistência à degradação térmica
Resistência às radiações ultravioleta
Resistência à água
Resistência a solventes e reagentes
Inflamabilidade
2.3 Propriedades Térmicas
O poliestireno é um sólido rígido e duro e, ao contrário dos outros polietilenos, ele não amolece ou endurece tão rapidamente. Na verdade, em comparação com o polietileno, o poliestireno não se derrete ou perde a estrutura até atingir uma temperatura de 175ºC. Da mesma forma, a temperatura deve cair abaixo de 90 °C para que se torne rígido e duro. O poliestireno é solúvel em solventes orgânicos.
2.4 Propriedades Mecânicas As propriedades mecânicas do EPS avaliam-se geralmente através da sua resistência a esforços mecânicos tais como:
Resistência à compressão
Resistência à flexão
Resistência à tração