Polidez
Docente Erica Carlos
Atividade Avaliativa
Lorrayne Mendes Gomes
0200111523
1) De acordo com o enfoque moderno o termo polidez é entendido como o fruto da necessidade humana de manter o equilíbrio nas relações interpessoais e a sua manifestação externa, seria o conjunto de estratégias linguísticas que podem ser utilizada por um falante para evitar ou reduzir o conflito com o interlocutor quando os interesses de ambos não coincidem.
2) FTA (Face-Threatening Act) é a parte não verbal que utiliza de diversas faces na construção de uma comunicação. Um aspecto fundamental, pois trata de uma estratégia da polidez negativa.
3) Os falantes calculam o peso de seus atos de fala através de três variáveis sociais:
A distancia social percebida entre o ouvinte e o falante,
A diferença de poder percebida entre eles,
O peso cultural do ato de fala.
4) Polidez Positiva: Polidez positiva é a expressão de apreço, por parte do falante, pela face positiva do ouvinte, demonstrando que, de alguma forma, o falante deseja as mesmas coisas que o ouvinte. Preocupação em demostrar proximidade e pertencimento ao grupo (elogios, ofertas).
Sua estratégia: Mostrar-se interessado pelos desejos e necessidades do outro. Exagero de interesse, aprovação e simpatia. Manter o ouvinte participativo da atividade. Acordo entre assuntos. Presuma pontos incomuns.
Polidez Negativa: Polidez negativa está baseada no distanciamento, na formalidade e deferência. Consiste em demostrar que o falante não pretende interferir na liberdade de ação do interlocutor. Uso de fórmulas convencionais de indiretividade. Seja Otimista.
Sua estratégia: Seja convencionalmente indireto. Minimize a imposição. Mostre respeito. Declare a FTA como regra geral. Seja pessimista.
5) E
6) C
7) D