Policorte
Empregadas nos mais variados tipos de trabalho nas obras e indústrias o uso de policortes se faz essencial, pois proporciona cortes em aços, ferros e tubos para qualquer tamanho ou tipo de obra.
Designa-se pelo nome Policorte a máquina de corte cuja ferramenta é constituída de serras empregadas nos mais variados tipos de trabalho nas obras e indústrias. Aplicado para cortes de aços ferros, perfilados e tubos.
Instalar a policorte em bancada nivelada e local coberto, com sistema de exaustão acoplado à área de corte, coifa protetora no disco e nas partes móveis. afixar nos locais de operação, a relação dos trabalhadores autorizados a utilizar a ferramenta.
A operação ocorre após a fixação do material a ser cortado, ligar o motor e baixar gradualmente o disco até iniciar o corte, mantendo-se a velocidade de corte constante.
A manutenção preventiva deve ser feita diariamente reapertando os parafusos e lubrificando semanalmente a máquina, para um uso mais econômico recomenda-se o usar o disco apropriado para cada tipo de material a ser cortado.
.
Coifa Protetora
Coifa Protetora
A finalidade da coifa é evitar o toque acidental do operador com a lâmina da serra. Para que esta produção seja eficaz devem ser observados os seguintes critérios: ser constituída de material resistente que garanta a retenção de eventuais partes da lâmina que podem vir a ser projetados em direção ao operador; ser preferencialmente auto-ajustável, devido a praticidade quando se trabalha com várias espessuras diferentes de material a serem cortados e ter largura em torno de 35 mm, lisa e sem parafusos ou porcas que gerem saliências, para não dificultar a passagem do dispositivo de fim de curso (empurrador).
Empurradores
Em toda bancada deve estar disponibilizado ao operador um “empurrador” para o corte de peças de pequenas dimensões, bem como para o corte em