Policia
Para convivência pacifica o ser humano desde o seu nascimento deve pelo processo educacional-civilizatório, ser orientado, onde a família, a escola, a igreja, a comunicação de massa e a própria comunidade encarrega-se- iam em prepará-lo para a vida social.
“O Estado anômico é caracterizado por uma situação de desregramento social devido ao qual as normas estão ausentes ou perderam o respeito. A sociedade deixa de estar presente o suficiente para regular as paixões individuais, deixando-as correr desenfreadas. (DURKHEIM).”
Para complementar o sistema de controle fundamental primordial foram criadas Instituições para agir quando este falhar: Aparelho Policial, Poder Judiciário e Sistema Penitenciário. Infelizmente o Sistema de Controle Social tem se mostrado ineficaz.
A união de todas as instituições citadas anteriormente é essencial para reverter o estado de anomia que contamina nossa sociedade.
Segundo DURKHEIM, o convívio social garante a coesão, vitalidade e continuidade do grupo, e a assegura energia a seus membros.
Sem a formação do “nós” social a solidariedade entre as pessoas diminui. O mais “forte” não protege o mais fraco. O rico se tranca em seus muros e grades, e acha que está protegido, deixando de ajudar os mais necessitados e assim a desigualdade social tende a aumentar.
Com a desigualdade social em alta, a violência será um dos instrumentos escolhidos, por muitos, para resolver esse problema, iniciando assim mais um Ciclo da Escalada da Violência na Sociedade. Utilizando o mesmo referencial teórico, porém pensando no raciocínio inverso descrito anteriormente temos o ciclo da escalada da paz social. Através da comunicação de massa responsável e comprometida com a paz social, projetos e ações que aumentem a sensação de segurança entre as pessoas, estimulando-as a socializarem com o próximo, dentro e fora de suas casas, aumentando assim a coesão social, na família e na comunidade.
A