Policia civil
Ao ocorrer um crime, a Polícia Civil entra em ação para tentar descobrir quem foi o autor do delito.
É um trabalho complexo, feito por uma equipe encarregada de desvendar o crime. São responsáveis pela investigação do caso.
No Brasil há cerca de 150 mil policiais civis, que trabalham sem uniforme, com roupas comuns, “à paisana” como se costuma dizer.
Algumas equipes especializadas usam uniforme como roupas pretas, com inscrições amarelas em seus coletes. É o caso do GOE (Grupo de Operações Especiais) em São Paulo. A maioria das viaturas da Polícia Civil (PC) são caracterizadas, ou seja, nelas estão escritas as divisões a que o veículo pertence.
A Polícia Civil investiga todos os tipos de crimes, como roubos, assaltos, assassinatos, sequestros... Só não investiga os crimes cometidos por policiais militares que são investigados e julgados por um órgão da própria PM. E os ditos crimes federais como grilagem de terra, tráfico de drogas internacional que são destinados à Polícia Federal.
A Polícia Civil investiga e prende os criminosos |
De qualquer modo, há muito trabalho para eles em todo o país, em especial nas grandes cidades onde o número de crimes é cada vez maior. Para se ter uma ideia, só em São Paulo, nos primeiros seis meses de 2008, foram registrados 517 mil boletins de ocorrências, só de crimes contra o patrimônio (assaltos e roubos a bancos, residências, empresas e pessoas), ou seja, mais de meio milhão de ocorrências e a Polícia Civil tem que investigar cada uma delas na tentativa de encontrar os bandidos e esclarecer os crimes.
Quando um crime acontece a Policia Civil reúne uma equipe e começa os trabalhos, que já são iniciados no local onde o fato ocorreu. É aberto um inquérito policial, onde todas as informações obtidas a respeito do crime serão registradas como as declarações de testemunhas e suspeitos (chamadas tecnicamente de “oitivas”), fotos do local do crime e exames periciais. Também fazem parte