Policia civil
Um dos traços marcantes da atualidade é o verdadeiramente despótico dainformação.A s novas condições tecnicas deveriam a ampliação do conhecimento do planeta. Toda via nas condições atuais essas técnicas são apropriadas por alguns Estados e por algumas empresas , aprofundando assim os processos de criação de desigualdades.
O que é trasnmitido à maioria da humanidade é, de fato uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde.
Há uma relação carnal entre o mundo da produção da notícia e o mundo da produção das coisas e das normas. A publicidade tem hoje uma penetração muito grande em todas as atividades. Antes havia uma incompatibilidade ética entre anuncia e exercer certas atividades, hoje , propaga-se tudo, e a própria politica é, em grande parte, subordinada às suas regras.
A violência do dinheiro
A internaciomnalização do capital fianceiro amplia-se, recentemente, por várias razões. Na fase histórica atual, as megafirmas devem preocupar-se com o uso finaceiro do dinheiro que obtêm. As grandes empresas são ladeadas por empresas finaceiras.
Essas empresas financeiras das multinacionais utilixam em grande parte a poupança dos países em que se encontram.
O que seria poupança interna tranforma-se em poupança externa, pela qual os países recipiendários devem pagar juros extorsivos. O que sai do país como royalities, inteligencia comprada, pagamento de serviços ou remessa de lucros volta como crédito e dívida.
Nas condições atuais de economia internacional, o financeiro ganha uma espécie de autonomia. Por isso, a relação entre a finança e produção,entre o que agora se chama de economia real e o mundo da fiança dá lugar àquilo queMarx chamava de loucura especulativa, fundada no papel do dinheiroem estado puro. Este se torna o centro do mundo.
Se o dinheiro em estado puro se tornou despótico, isso se deve também ao fato de que tudo se torna valor de troca. A monetarização da vida cotidiana